Suplementação de Ácido Fólico

O que é ácido fólico ?

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B que atua no processo de multiplicação das células e na transformação de proteínas estruturais da hemoglobina. Sua forma natural, o folato, pode ser encontrada em vegetais de folhas verdes escuras, como couve, brócolis e espinafre, mas ele é mal absorvido pelo organismo. Por isso, a forma sintética (ácido fólico) é a alternativa mais eficaz e prática para a mulher.

A deficiência de ácido fólico pode desencadear problemas como a anencefalia (doença letal) ou a espinha bífida, que pode provocar paralisia dos membros inferiores, incontinência urinária e fecal, diferentes graus de retardo mental e dificuldades de aprendizagem escolar.

A FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) preconiza o uso de 400 microgramas de ácido fólico por dia, um mês antes de engravidar e durante os três primeiros meses de gestação. Para as mulheres de alto risco (pacientes com epilepsia ou que utilizam anticonvulsivantes) a dosagem deve ser 10 vezes maior, ou seja, 4 miligramas/dia.

Pelo SUS, a mulher vai tomar 40 gotas de ácido fólico por dia. Na rede privada, a substância é comercializada em forma de comprimido e o custo diário é de R$ 0,30. As duas versões são eficazes.

Fonte: BrasilSUS

Publicado em Espaço Gestante